moradia dependência química 4

· 4 min read
moradia dependência química 4

Clínica De Recuperação Em Casa Branca Sp
Foi desenvolvida para auxiliar famílias a escolher a melhor opção de internação para Tratamento de Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria em substâncias psicoativas. "São eles que fazem as compras do mês, limpam a casa, fazem comida. Fazemos  uma espécie de assembleia e dividimos as tarefas semanalmente de acordo com as habilidades de cada um", relatou Maria Carolina Nogueira, psicóloga que atua diretamente na residência. Além das tarefas internas da casa, os moradores cuidam de uma horta que funciona inclusive como instrumento de vínculo com a comunidade. "O que nasce lá, a gente usa na casa, mas os vizinhos também vêm aqui pegar alguma coisa", contou João. Todavia, essas atividades, tem por objetivo sobretudo promover o conhecimento e análises de conflitos e busca de soluções, individuais.
https://grupodereabilitacao.com.br/tratamento/tratamento-para-dependencia-quimica/
Trata-se de uma palestra bastante leve, sem intimidação ou confronto com os empregados, mas trazer, de forma assertiva, a mensagem sobre os males referentes ao uso de álcool e drogas. Mostra como o uso de substância não só coloca a vida do usuário em risco, mas também como pode ser um grande problema dentro de um chão de fábrica ou de um escritório, com o risco de atrapalhar o desempenho do próprio usuário e dos demais à sua volta. Na primeira consulta médica realizada na admissão, o medico realiza anamnese, solicita exames laboratoriais de admissão e realiza exame físico completo para oferecer segurança e suporte clinico ao cliente. Nossas informações de contato estão logo abaixo, caso prefira, deixe-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível. Junte-se às pessoas que defendem o desenvolvimento humano e acreditam que um futuro mais justo e igualitário é possível.
Para isso, é preciso passar por uma avaliação clínica que deverá decidir qual o melhor caminho ao qual o paciente deverá seguir. O paciente para aderir a uma moradia assistida precisa estar limpo a pelo menos dois meses. É importante considerar se a clínica escolhida atender as normas e legislações federais, estaduais e municipais antes de fazer a internação. Para saber se o seu município consegue encaminhamentos para clinicas de reabilitação, entre em contato com a prefeitura.
Os moradores geralmente desenvolvem fortes laços psicológicos e sociais e têm sido referidos como “ famílias alternativas”, evocando, assim, o conceito antropológico de parentesco fictício. Os resultados tanto quantitativos quanto qualitativos sugerem vários desfechos positivos deste modelo desde diminuição de custos de tratamento a longo prazo, maior taxa de manutenção da recuperação até a maior individuação e aquisição de valores outrora perdidos com a fase da adicção ativa. Assim sendo, este modelo mostra-se um importante recurso terapêutico a ser agregado na construção da rede de equipamentos já existentes para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas.


moradia dependência química


O sucesso obtido na aplicação do Programa Terapêutico da Casa Liberdade é fruto da experiência de uma equipe multidisciplinar. Todas as nossas saídas são acompanhadas e supervisionadas para que a pessoa crie segurança e não se coloque em risco. Trabalhando elementos como por exemplo a responsabilidade de cada acolhido com o espaço, com os demais, e sobretudo consigo mesmo.

moradia dependência química


Infelizmente este serviço não pode ter continuidade pela término do convênio e dificuldades de manutenção da residência pela falta de verba. O novo serviço foi re- aberto em 2006, sendo mantido com apoio da prefeitura do município. Este serviço funcionou desde o final do ano de 1999 até setembro de 2003 numa das periferias mais conhecidas da cidade de São Paulo pelos altos índices de homicídios (122 homicídios por 100 mil habitantes em 1995) e exclusão. Contava com o apoio técnico e financeiro da UNIFESP/UNIAD, Secretaria do Estado de São Paulo e Sociedade Santos Mátires (ONG católica com mais de 12 anos de atuação nesta comunidade).
tratamentos do alcoolismo


moradia dependência química


Os recursos repassados para instituição são utilizados na manutenção das atividades e melhorias estruturais. No total, dispõe de mais de 3.350 vagas distribuídas em todas as áreas e, de 2013 até ano passado, providenciou mais de 8,9 mil encaminhamentos para acolhimento voluntário em comunidades terapêuticas. Sobre a sua experiência no local, nova estrutura de acolhimento do Programa Recomeço – Uma Vida sem Drogas, ele comenta ser um grande incentivo para se manter firme na luta contra o alcoolismo. “Aqui encontrei pessoas que considero irmãos e estou seguindo perceber a grande diferença, para melhor, de estar sóbrio. Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.
Assim como no projeto municipal, a ideia é que a prioridade seja para os moradores de rua, que depois do processo de internação precisam de um tempo para reestruturar a vida. Segundo Elenice Castelli, interlocutora de Saúde Mental da Prefeitura de São Paulo, a maioria tem alcançado a meta do programa, que é conseguir gerir a própria vida, voltar para a família e construir um lar. “Ele volta a ser sujeito, com condição de ser visto", explica. Enquanto estão na casa, os residentes recebem atendimento terapêutico no Caps. "Aqui [na residência], eles são moradores. Lá, eles são pacientes", diz Elenice. Diferentemente dos processos de internação, os residentes têm autonomia para transitar pela casa e fora dela. O seu objetivo é promover uma rede social de apoio para pacientes dependentes de álcool e/ou drogas que não necessitam ser institucionalizados, mas que se beneficiariam de uma estrutura suportiva de tratamento em um atmosfera de sobriedade (Polcin, 2001).