tratamentos dependência química 6

· 3 min read
tratamentos dependência química 6

Como As Atividades Terapêuticas Auxiliam No Tratamento Da Dependência Química?
Outras formas de terapia também podem ser usadas paralelamente para reduzir a instabilidade emocional do paciente. A sua capacidade de tomar decisões é gravemente afetada, levando-os a agir de maneira irresponsável e perigosa para satisfazer as necessidades do sistema de recompensa do cérebro. Além disso, a sua capacidade de lidar com problemas e de planejamento também são prejudicadas. Considerando que o vício em entorpecentes resulta da interação de diferentes aspectos da vida do paciente, adotar uma visão mais contextualizada do problema é essencial para evitar complicações emocionais, como a ansiedade e a depressão.

tratamentos dependência química


Além disso, fatores individuais e aspectos do beber fazem com que mulheres, jovens e idosos sejam mais vulneráveis aos efeitos das bebidas alcoólicas, o que o colocam em maior risco de desenvolvimento de problemas. A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais. As ações consistem em abordagem social especializada às pessoas em situação de rua ou dependentes químicos identificados, propiciando acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS) ou outro tipo de auxílio específico. No SOS, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e, sempre que necessário, encaminhamento para tratamentos na área da saúde.
Diz que um piloto automático o acompanhava, como uma voz para indicar quais comportamentos eram arriscados. "Era uma proteção para lembrar que tudo o que você coloca para dentro molda a sua vida." "Era como se existisse outro eu dentro de mim me alertando sobre todos os comportamentos, no intuito de me prevenir. A ibogaína te faz repensar a vida toda. É como se fizesse 15 anos de terapia em 12 horas", afirma André. O protocolo envolvia terapia depois do uso da substância, e os pesquisadores analisaram que a aderência ao acompanhamento foi essencial para o sucesso da intervenção.


Envolve profissionais especializados, que avaliam o paciente para  estabelecer um tratamento de acordo com as suas necessidades. Diante disso, as intervenções devem ser diferenciadas e personalizadas para cada indivíduo, considerando todos os aspectos envolvidos. Dessa forma, é possível reduzir os impactos das drogas, assim como evitar complicações emocionais, como ansiedade e depressão. Por meio da interação com  o Sistema Endocanabinoide, que possui receptores presentes em diversos órgãos do Sistema Nervoso, o canabidiol (CBD) pode ser eficaz no alívio de sintomas de abstinências com efeitos colaterais mínimos.

tratamentos dependência química


clínica de recuperação feminina
Os sintomas apresentados por um dependente químico durante uma crise de abstinência variam conforme uma série de aspectos. E se você se pergunta como pode ajudar um dependente químico, também terá essa resposta a partir de agora. Por meio deste conteúdo, vamos abordar a dependência química com toda a seriedade e complexidade que ela merece, tirar dúvidas e também deixar para trás alguns pensamentos ultrapassados que, eventualmente, ainda fazem parte do imaginário da maioria das pessoas. Só para se ter uma ideia do quanto o tema é complexo, no mundo, 35 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno causado pelo uso de drogas. Por vezes, o vício representa a satisfação de uma necessidade emocional a qual o dependente foi privado (ou acredita ter sido privado) em algum momento da vida.


No geral, as terapêuticas devem ser reavaliadas constantemente e adaptadas ao momento do paciente. Ao chegar neste estágio, o dependente encontra-se a pelo seis meses sem o uso de drogas. É considerada a etapa mais desafiadora, já que existe um esforço e disciplina para que não ocorram recaídas. Neste estágio, o dependente não percebe os malefícios relacionados ao uso das drogas e está em negação do problema. Considera a preocupação das pessoas como exagerada e ainda possui resistência ao tratamento. Isso, porque a psicoterapia ajuda a manter a estabilidade emocional do paciente, além de ajudá-lo a evitar comportamentos de risco, recaídas e até mesmo a pensamentos suicidas.
Nesse contexto, vamos explicar quais são e como  funcionam esses métodos terapêuticos.